A UCS é uma instituição de Ensino Superior, comunitária e regional, com atuação na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. O caráter regional da Universidade de Caxias do Sul proporciona e facilita o tratamento específico das questões ambientais nos 58 municípios em que está presente.
O Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (INBI/UCS) iniciou suas atividades em 1975 e sua atuação ao longo de mais de três décadas de existência tem sido no sentido de qualificar o ensino oferecido pela Instituição, buscar a inovação científica e tecnológica e, estender à comunidade os benefícios do conhecimento científico e tecnológico desenvolvidos. Doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação são responsáveis pelas pesquisas e estudos desenvolvidos nos laboratórios do Instituto, que abrangem temas de interesse para o desenvolvimento regional nas diferentes áreas relacionadas à biotecnologia.
Além das atividades de ensino e pesquisa, o Instituto tem entre as suas finalidades transferir para a sociedade os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos. Procura assim concretizar a extensão universitária, expandindo sua atuação através da oferta de serviços especializados e consultoria em suas áreas de competência.
Ainda em relação ao Instituto de Biotecnologia-UCS, cabe ressaltar que este projeto é convergente com os projetos de pesquisas em andamento, o que expressa a preocupação de todos os pesquisadores na obtenção de alimentos livres de traços de organossintéticos e no equilíbrio ambiental, direcionando seus esforços ao controle de doenças e pragas de plantas de importância agronômica, de forma menos impactante para o ambiente. Todo o trabalho do Instituto de Biotecnologia não teria sentido no entanto, se não alcançasse a comunidade. A produção e o consumo de alimentos livres de resíduos químicos, o equilíbrio dos agroecossistemas e a manutenção de uma agricultura familiar e sustentável é a meta de todos os envolvidos neste projeto, que tem por fim último o incremento da massa crítica em agricultura orgânica e sustentável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário