Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura

       Tu sabes o que é CSA? Sabes que ocorrem várias feiras de produtores rurais familiares na cidade, sejam orgânicas ou convencionais ? Já comprastes nestes lugares, direto de quem produz? Várias questões para pensarmos! Comprar diretamente de quem produz  ou plantar o seu próprio alimento é um ato de resistência: envolve desde a questão de segurança alimentar até a soberania.
       Consumir produtos sazonais e locais movimentam muito mais a economia da sua região, o que fortalece os vínculos entre consumo e produção, bem como aumentam a qualidade do alimento em questão, pois não há atravessadores e maiores custos com transporte, onde muitas vezes se perde cerca de 72% da produção total desde o campo até o mercado e à nossa mesa. 
       Ingerir alimentos é um ato de sobrevivência, biológico e natural do nosso organismo, que realizamos essencialmente à vida pelo menos três vezes ao dia. Sendo assim, deveríamos dar mais atenção ao que consumimos. Será que este alimento está realmente me nutrindo ou não passa de mercadoria, que alimenta meus olhos e enfraquece meu sistema imunológico, deixando meu corpo doente e a mercê da indústria farmacêutica? 
       Tendo em vista todas estas preocupações, fato que demostra a indignação geral da população quanto ao sistema mercadológico de alimentação em que nos encontramos atualmente, o CSA vem para mudar a forma com que nos relacionamos com o alimento que ingerimos e quem os produz. 
       A sigla representa a Comunidade que Sustenta a Agricultura e é um movimento/conceito onde o agricultor deixa de vender sua produção por meio de intermediários (mercados) e passa a ser parceiro direto dos consumidores, ambos colaborando assim para o desenvolvimento sócio-ambiental da região, estimulando o comércio justo, saudável e seguro para a comunidade como um todo. 
      Nesse modelo de economia associativa, os produtores ecologistas da agricultura familiar e consumidores formam uma parceria, tanto financeira quanto organizacional, sem atravessadores, para a comercialização da sua produção, proporcionando maior proximidade entre quem produz e quem consome, aumentando a capacidade de qualidade de produtos adquiridos e em contrapartida, o agricultor pode planejar sua propriedade e obter maior lucratividade, promovendo também a biodiversidade de espécies, onde a monocultura deixa de ser algo promissor e as espécies nativas ganham um olhar diferenciado. 
      As pesquisas e usos de espécies nativas ou negligenciadas, além de promover a biodiversidade nas propriedades rurais, visa agregar valor comercial e industrial a estas espécies, o que contribui diretamente para a conservação dos biomas, além de propor alternativas nutracêuticas para a ciência dos alimentos, garantindo a segurança alimentar e saúde da comunidade como um todo.  
      Ficastes interessado e queres saber mais? Então venha participar conosco da Primeira Reunião do Grupo CSA a acontecer em Caxias do Sul, no dia 21/12/2017, quinta-feira as 19:00h, no Expressando Café Vegano, Rua Os 18 do Forte, 2367 - São Pelegrino. Mais informações com: Cíntia Campos - (54) 9 9138-7452








Boa Semana para todos! 

por Luana Minello

Nenhum comentário:

Postar um comentário