Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dia de Campo 3 - Elaboração de Esterco Fervido






Preparo do Esterco Fervido

Tonel de 200 L
20 Kg de Cama de aviário compostada
Água até completar o volume do tonel.

Primeiramente coloca-se o esterco no tonel, completando o volume para 200 L. Agita-se com um bastão para homogenizar os componentes. Coloca-se uma fonte de calor abaixo do tonel. Após o inicio da fervura, marcar 4 horas. Fervido este tempo, deixar esfriar e filtrar o fertilizante com auxilio de uma tela. Após armazenar em bombonas plásticas.Utilizar a 10%.



Segundo Ilha, a análise desse húmus líquido apresentou os seguintes resultados: 1421,3 mg.L-1 de nitrogênio, 180,6 mg.L-1 de fósforo, 2961,0 mg.L-1 de potássio, 65,1 mg.L-1 de cálcio, 112,5 mg.L-1 de magnésio, 769,9 mg.L-1 de enxofre, 35,5 mg.L-1 de ferro, 769,9 mg.L-1 de sódio, 10,5 mg.L-1 de cobre, 10,1 mg.L-1 de zinco, 2,7 mg.L-1 de manganês e 8,1 mg.L-1 de boro.O húmus líquido é aplicado às culturas via fertirrigação. Na cultura do pimentão tem sido utilizado uma aplicação semanal de 200 litros desse preparado para 1.500 plantas e, na cultura do morangueiro, 200 litros para 5.000 plantas, injetados via sistema de fertirrigação. Esse tipo de húmus líquido também está sendo empregado em diversas outras culturas olerícolas. Em Bom Princípio-RS, está sendo avaliada a campo uma proposta de produção orgânica de morangos, em sistema de cultivo em substrato (semi-hidroponia), no qual a base da nutrição é feita com húmus líquido, preparado pela fervura de esterco de aves.

Eng. Agr. M.Sc.Luciano Larruscahim Hamilton Ilha
Extensionista Rural da EMATER/RS-ASCAR – Nova Petrópolis/RS
Fonte:http://encontroagriculturaorganica.blogspot.com.br/2012/09/humus-liquido-utilizacao-de-esterco.html









14 comentários:

  1. posso usar este fertilizante em morango em substrato orgânico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anderson! Desculpe-nos a demora em responder.
      Sim, tu podes usar em morangos, seja por gotejamento, regado diretamente sobre as plantas ou substrato. Lembrando que a calda deve ser diluída em água. Estamos a disposição em caso de dúvidas. Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia, Gostaria de saber se posso usar essa calda em viveiro de mudas frutíferas, como por exemplo em cultivar de cereja e figos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Walter! Desculpe-nos pela demora em responder. Sim, tu podes usar nas mudas em viveiros este biofertilizante, porém o mais adequado seria o Super Magro, pois ele estimula o crescimento da planta e o enraizamento, aumentando assim a resistência das mudas às pragas após saírem do viveiro. A calda é rica em nitrogênio, pelo uso do esterco de galinha, sendo assim, seria mais indicada para uso antes da floração onde irá estimular a produção de frutos em tomates, pimentão, morangos, por exemplo. Conhece o Biofertilizante Super Magro? Podemos disponibilizar a receita ou tu encontras no Centro Ecológico de Ipê já pronto. A dosagem indicada seria 10ml/L e 20ml desta solução diluída, por planta. Agradecemos o interesse! Ótima semana!

      Excluir
  3. Olá pessoal. Bom dia.
    Tambem fiquei interessado a respeiro do Biofertilizanto super magro.
    Como seria a receita?
    Agradeço a atenção.
    Boa Vista - RR
    Jobson Andrade Filho
    jobjaf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. ola, para usar a calda no gotejamento para morangos qual é a diluição? e por quanto tempo posso armazenar essa calda depois de fervida e coada?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Eu planto morango em substrato seme ideologia e eu faço o uso de cama de frango no gotejamento.
    Faço a mistura de 10 kilos de cama de frango mais 10 kilos de uréia em cinquenta litros de agua e deixo curtir por 30 dias.
    Me fala ai cama de frango com uréia curtindo por 30 dias o q vai dar isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tenho usado em frutíferas e observado bons resultados. Gostaria de saber um pouco mais sobre a ciência por trás da técnica. O que exatamente ocorre na fervura com os nutrientes presentes no esterco? Se a galinha é alimentada com ração ou milho transgênico, podemos usar na agricultura orgânica?

    ResponderExcluir
  7. Não posso fazer esse biofertilizante com esterco de vaca

    ResponderExcluir
  8. Olá. Gostaria de saber a receita desse Biofertilizante Super Magro. Tenho estufas de morangos e uso o esterco fervido. E gostaria de adicionar esse super magro. Como faço pra conseguir a receita? Agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Pode ser usado logo após o resfriamento?

    ResponderExcluir
  10. Quantas vezes por sema posso aplicar esse fertilizante via gotejo

    ResponderExcluir